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Qualidade necessárias para ser um professor(a) numa educação com qualidade e futuro tecnológico

Devemos entender que, qualquer que seja a REFORMA EDUCACIONAL, os consequentes resultados positivos, passam obrigatoriamente por um CORPO DOCENTE que esteja antenado com a QUALIDADE EDUCACIONAL inclusive com as INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS.

INTRODUÇÃO

Os investidores, gestores educacionais, coordenadores, pesquisadores, corpo docente e discente, precisam entender que o Mundo passa por sérias transformações assim como a EDUCACAÇÃO COM QUALIDADE que deve formar futuros profissionais.

Os país e responsáveis, precisam aferir a qualidade da educação que o estabelecimento educacional adota na formação dos educandos e futuros profissionais, pois a relação atual é de INVESTIDOR, e precisa verificar o ÁGIO, e RESULTADO POSITIVO dos investimentos, na figura das mensalidades, que perfaz as receitas dos estabelecimentos de ensino.

Muitos estabelecimentos educacionais adotam ideologia pedagógica dos educadores como Piaget, Jack Dolars, Edgar Morim, Paulo Freire, Vygotsky ou semelhantes, mas é discutível a sua aplicabilidade prática junto a educação e formação dos educandos, pois o CORPO DOCENTE precisa de Up Grade qualitativo.

Outros oferecem relatórios avaliativos sobre o educando, mas esquecem da aplicação do PDCA e sua respectiva análise SWOT, em que possa identificar os pontos positivos e negativos e sua respectiva melhoria, quer sejam presentados em forma de RELATÓRIOS, planilha ou gráficos avaliativos.

Lembro que em São Paulo, o Governo Estadual, está fazendo um Work Lab, com o uso das Inteligências Artificiais, no caso, o CHATGPT da OPEN AI, para ser utilizado em Sala de Aula em substituição, ou supervisão de Professores.

O que denota que o Mundo está exigindo rápidas transformações dos Gestores Públicos e Privados, para a sua adaptação as mudanças econômicas, sociais, políticas e tecnológicas, mesmo sabendo da exiguidade de TEMPO e de RECURSOS.

GESTOR EDUCACIONAL/COORDENAÇÃO/PROFESSOR(A)

A realização de um novo PDI, Projeto de Marketing, Sistemas de Controle, Avaliações de Coordenadores, Professores e Educandos, a metodologia aplicada na contratação de Corpo Docente e Discente, os Investimentos na aquisição de Equipamentos, Computadores, Notebook, Tablet, Impressoras, Óculos de Realidade Virtual, Braceletes, Software, Laboratórios, e demais, são fatores essenciais para a aplicação de uma educação com qualidade.

As disciplinas devem conter:

  1. Novas Habilidades;
  2. Novas Competências;
  3. Eixo com aplicação e conhecimentos Práticos;
  4. Aplicação da Tecnologia, Programação, Linguagem, etc;
  5. Conhecimento de Idiomas, Inglês, Mandarim, Russo e Árabe;
  6. Conhecimento da Inteligência Artificial e sumarização da Computação Quântica.
  7. Demonstrativos de CONHECIMENTOS com base nos equipamentos de tecnologia.
  8. Sites de pesquisa: Google.com, Baidu.com e Yandex.com
  9. Livros com aferição de sua devida interpretação.

ESPECIFICAMENTE PARA OS PROFESSORES

Sistema de Valorização dos professores, que são pesquisadores, escrevem artigos e são publicados, se é Palestrante, tem livros editados e publicados, se tem Blog, se tem um canal de comunicação com os alunos, fazem fórum com os alunos, pois devemos entender que a educação ultrapassa os muros do estabelecimento de ensino.

Os diferenciados que aplicam a leitura da Bíblia Sagrada, Constituição Federal, DOSTOIEVSKY, MAYAKOVYSKY, Mao Tsé Tung, Nicolau Maquiavel, Reneé Descartes, Friedrich Nietzsche, Karl Marx, Thomaz Piketty, Ray Dálio, Kay Fu Lee, Yuval Noah Harari, Foucault, Imanuel Kant, e demais pensadores.

Manter foco na Inteligência Artificial, buscando elaborar exercícios com os educandos utilizando a Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial, Computação normal e a quântica, precisa ser exercitado.

Buscar ministrar aos educandos sobre o Algoritmo, Qubits, Machine Learning, Deep Learning, Rede neural, Data Base, Informações e Dados in the Cloud, Streamm, TouchDown, Python, SQL, Orange, Java Script, e outros.

Utilizar o sistema de games e computação na realização dos trabalhos dos educandos, mantendo a afinidade com o sistema, e devida TI.

Entender que o ensino atual, precisa de maior afinidade com as tecnologias que estão sendo aplicadas do mercado laboral e de empreendedorismo, no presente e futuro profissional do educando.

Utilizar agenda do educando no sistema, fazendo com que pais, responsáveis e educando, interajam com as novas tecnologias.

PASSADO E FUTURO

Com a acelerada evolução exponencial da Inteligência Artificial, e a Computação Quântica, o(a) mestre educador(a) precisa entender diante dos avanços da Tecnologia da Informação, pois temos o Passado e o Futuro, assim como nas operações de matemática, o Excel nos ensina que temos somente a Adição e a Multiplicação, pois a Subtração é o inverso da Soma, e a Divisão é o inverso da multiplicação.

Hoje, o uso da Inteligências Artificiais, podem gravar e filmar as aulas, assim como podemos utilizar a nossa voz para que o computador escreva o que estamos ditando.

Os professores devem utilizar a Inteligência Artificial mais adequada para ministrar as suas aulas, pois hoje, temos sistemas compartilhados a inteligência artificial, que podem ouvir, falar, contextualizar e desenhar o solicitado, mas precisa entender os PROMPTS.

Mas para tirar maior proveito das novas inteligências artificiais, é fundamental que os envolvidos saibam inglês (google.com), mandarim (baidu.com) e russo (yandex.com).

A EDUCAÇÃO COM QUALIDADE quando aplicada com maestria, gera com seus recursos um profissional altamente qualificado, que poderá tirar o proveito necessário para através do PDCA e análise SWOT, identificação dos pontos fracos e fortes, e suas respectivas melhorias, edificar o seu futuro promissor, em qualquer atividade econômica laboral.

ATUAL E NECESSÁRIA POSTURA DO(A) PROFESSOR(A)

Com o advento dos avanços da tecnologia, e considerando as adversidades existentes, onde encontramos, Moléstias, Natureza e Meio Ambiente, Economia, Conflitos Bélicos, Inteligência Artificial e Computação Quântica, agregado as deficiências educacionais e culturais, desemprego, fome, pobreza, miséria, insuficiência alimentar, inadimplência, violência e insegurança, e sabemos que todos os citados alijam e maculam a nova geração,

Mesmo que tenhamos comprovadas Potencialidades Econômicas, sejamos um país continental, maior país da América Latina, com riquezas naturais e minerais, terras férteis cultiváveis, que produzem proteínas animais e vegetais, considerado o celeiro do mundo, negociados através de commodities, potencial energético através das aguas dos rios, mar, sol e ventos, mananciais de água potável, potencial pesqueiro e oceânico, pré sal, e demais vantagens, TODAS ESSAS POTENCIALIDADES, não geram gorduras ou resultados positivos, por não termos uma educação e saúde com qualidade, um sistema mais adequado, com integrantes que estejam antenados com a necessidade do PODER e necessidades básicas do povo por eles representados.

Buscamos, portando ajuda das inteligências artificiais identificadas, para que possamos proceder a leitura do cenário atual e futuro de nossos educandos.

“Com base nos resultados da pesquisa, as seguintes são as características necessárias para um professor no contexto atual do futuro:

Empatia: O novo professor deve ser mais humanizado e próximo dos alunos, com capacidade de escutar ativamente e criar espaços de construção de conhecimento, não apenas de transferência.

Flexibilidade: O ensino multifacetado exige que o professor seja capaz de assumir o papel de educador, mas também de motivar os alunos na busca pelo conhecimento, permitindo o desenvolvimento completo no ambiente escolar e na aprendizagem.

Multidisciplinaridade: O professor do futuro também é multidisciplinar, capaz de integrar diferentes áreas do conhecimento e utilizá-las em sala de aula.

Pensamento Crítico, Analítico e Empático: O professor deve ter a capacidade de abordar desafios de forma analítica, crítica e empática, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e autonomia de jovens e adolescentes.

Criatividade: A criatividade é essencial para que o professor pense, planeje, avalie e construa alternativas criativas para recompor a aprendizagem e otimizar os processos de ensino.

Bilinguismo: Ser bilíngue é uma habilidade necessária para o professor do futuro, que pode ser desenvolvida por meio de treinamentos contínuos e soluções inovadoras nas instituições de ensino.

Versatilidade: O professor deve ser capaz de desenvolver aulas práticas e inspiradoras, usando os recursos disponíveis para promover a aprendizagem ativa, mantendo-se flexível e comprometido em criar um ambiente de sala de aula estimulante e encorajador.

Inovação: O professor não deve ter medo de enfrentar novos desafios e ter capacidade analítica para estimular as pessoas ao seu redor. Eles devem explorar diferentes metodologias de ensino e ser resilientes, seja em uma sala de aula física ou online.

Em síntese, um professor no contexto atual do futuro deve ser empático, flexível, multidisciplinar, crítico, analítico, empático, criativo, bilíngue, versátil e inovador, com capacidade de utilizar a tecnologia e diferentes metodologias de ensino para promover a aprendizagem ativa e o desenvolvimento cognitivo dos alunos. “(Perplexity AI)

“Conhecimento profundo da sua área de ensino - Um professor deve possuir expertise sólida na sua disciplina para transmitir conhecimento com autoridade e precisão, promovendo uma educação de qualidade.

Capacidade de adaptação e inovação - Ser flexível para integrar novas tecnologias e métodos de ensino, garantindo que o processo educacional esteja alinhado com as demandas do futuro.

Habilidade em usar tecnologia e redes sociais - Com a transformação digital, é crucial que os professores saibam utilizar as ferramentas tecnológicas e plataformas de mídia social para melhorar o engajamento e a aprendizagem dos alunos.

Postura de facilitador do aprendizado - Em vez de apenas transmitir informações, o professor do futuro deve agir como um facilitador, estimulando o pensamento crítico e a resolução de problemas entre os alunos.” (Open AI CHATGPT).

CONCLUSÃO

Entendemos que a busca de uma EDUCAÇAO COM QUALIDADE deve ser o maior foco do estabelecimento de ensino, mesmo sabendo sobre suas varáveis intrínsecas e extrínsecas, mas os fins justificam os meios.

Todos sem exceção, Pais, responsáveis, gestores, coordenadores, corpo docente e discente, precisam entender que essa busca por uma EDUCAÇÃO COM QUALIDADE, represento o grande objetivo que deve ser conquistado sob qualquer pretexto.

Sabemos da dificuldade atual dos gestores, tendo em vista as adversidades que afetam as atividades econômicas, mas não há outra alternativa, pois já estamos atrasados, se compararmos com outros estabelecimentos.

Pedimos respeitosas e sinceras desculpas aqueles que não compactua com os escritos, mas a VERDADE precisa ser dita e exercida pelos agentes transformadores citados anteriormente.

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