Rua Satélite, 55 — Caiçara Belo Horizonte/MG — CEP: 30770-380
31 3464-5828
31 3413-6407

Notícias

Viver é uma opção inteligente

Todo ser humano é inteligente

“Nossa existência está diretamente ligada á inteligência, portanto, se capacite e se qualifique, não vacile.” (Elenito Elias da Costa).

Introdução

Todo ser humano é inteligente, e nessa pandemia, nesse mundo globalizado e em plena inteligência artificial, devemos obter melhor capacitação e qualificação para acompanhar essa evolução meteórica que nos impõe ás inovações tecnológicas.

Na pandemia e na pós-pandemia o profissional deve rever suas estratégias e buscar suas melhoras o mais breve possível, pois o modo em que as inovações estão evoluindo, requer obrigatoriamente profissional que saiba acompanhar essa progressão geométrica.

O Brasil está numa posição bastante delicada, inclusive as regiões mais carentes como a Região Norte e Nordeste, e para que haja uma UP GRADE qualitativo se faz necessário que esses profissionais além de seus recursos normais, saibam falar o idioma inglês e mandarim, assim como tenha conhecimento de programação e quiçá possa fazer bom uso do GPT-3, a inteligência artificial de melhor qualidade.

Independente das CRISES que afeta o Brasil, e seja qual for o VÍRUS, pois o tempo não para, e as inovações precisam ser assimilada e posta em prática, portanto, não podemos esperar uma rápida melhora nos novéis de educação, pois inexiste tempo tal feito.

Face ao título do referido artigo agregado ao hiato temporal existente, não podemos esperar ainda mais, e devemos criar esforços para obter e acompanhar a evolução derivada das inovações se desejamos sobreviver.

Obstante ao fato é plausível entender que muitos ficarão á margem da seletividade do mercado laboral e farão parte de determinadas estatísticas e precisarão de auxílios emergenciais para sobreviver e provavelmente se denominarão de excluídos.

Mas acredito que nessa oportunidade e diante das dificuldades hão de encontrar uma solução para dar seguimento a sua sobrevivência, mesmo diante das adversidades existentes.

Inteligência

É sabido e comprovado que todo ser humano é dotado de inteligência, isso são um fato incontestável, mesmo estando atabalhoado por CRISES, VÍRUS e demais fatos adversos, e que é possível sobreviver diante dos atos que assolam a humanidade.

Todo o ser humano pode se tornar um profissional como seu diferencial, podendo analisar, compreender e entender através de sua capacidade humana cognitiva, pois todos tem esse potencial bio-pisicologico.

Em consonância ao parágrafo anterior, após árdua pesquisa para elaborar o presente, encontro os escritos do Prof. Howard Gardner, psicólogo, professor da renomada Universidade de Harvard, que com sua equipe, desde 1980, inseriu a TEORIA DA INTELIGÊNCIA MÚLTIPLA, assim as enumerou:

  1. INTRAPESSOAL - capacidade pessoal de conhecer a si mesmo, autoconhecimento.
  2. INTERPESSOAL – capacidade de ser comunicativo e de fazer amizade com certa facilidade.
  3. LINGUÍSTICA – capacidade de ser escritor, professor palestrante, ter o dom da palavra fácil e possibilidade de aprender idiomas.
  4. LÓGICA MATEMÁTICA – capacidade de trabalhar com números e cálculos.
  5. FÍSICO CINESTÉSICA – capacidade de lidar com seu próprio corpo.
  6. MUSICAL – capacidade de aprender com facilidade a tocar qualquer instrumento musical, ou escrever música.
  7. ESPACIAL – capacidade de saber trabalhar com o espaço, formas, cores, etc.
  8. NATURAL – capacidade de lidar com o mundo natural, plantas, animais etc.
  9. EXISTENCIAL – capacidade de entender o mundo transcendental, metafísico, filósofo.

Essa contribuição do excelente professor Howard Gardner que identificar diversos tipos de inteligências, busca justificar as diversas qualidades e criatividades que devem ser respeitadas Juno a sociedade, e que deve notabilizar as metodologias de ensino utilizadas na capacitação de crianças, adolescentes e profissionais.

Espero que muitos professores e gestores educacionais possam introduzir melhorias nas salas de aulas junto ao educando, buscando elevar essas potencialidades individuais para que sejam acolhidos no seleto mercado de trabalho.

Profissional

Vivenciando num mundo de CRISES, em plena globalização e com inovações tecnológicas, derivadas da inteligência artificial, com o uso da robotização, adequação, nanotecnologia e demais adventos, é entendimento comum que todas as profissões serão afetadas direta e proporcional a cada momento, onde podemos sentir em toda a sociedade e no seleto mercado de trabalho similar transformação.

Aquele que utilizar em seu labor o conhecimento de outros idiomas (Ex: Inglês, Mandarim, Russo, etc), ou que faça uso de conhecimento de programação utilizando a inteligência artificial (Ex: PT-3), ou mesmo qualquer outra, agregada aos seus conhecimentos técnicos específicos, hão de obter maior sobrevivência em comparação com os demais.

Diante de um entendimento de que o CAPITAL chinês com seu investimento diversificados em todo o globo e com suas inovações tecnológicas no uso do 5G/6G, é factível entender que diante de uma concorrência voraz e rápido giro dos investimentos aplicados, grande parte das empresas precisarão de profissionais antenados com esses valores.

Em igualdade de condições e similar reflexão devemos considerar o CAPITAL Russo que se expande geometricamente em igualdades de condições com a China, já que a mesma está investindo em rotas marítimas alternativas com menor custo operacional e logístico, inclusive com seus avanços tecnológicos em plena evolução.

O mundo precisará caminha para um contingente populacional expressivo, e os investidores busca maior ágio e demais resultados positivos com o menor CUSTO e DESPESA, onde podemos deduzir que o desemprego tende a crescer, e os grandes líderes como Joe Biden, Xi Jipping e Vladimir Putin têm informações de tendências futurísticas das consequências dos acontecimentos e transformações que passa o mundo, e sabem perfeitamente o que devem fazer, diferentemente de outros governantes que perdem tempo com outros problemas domésticos e lho impossibilitando de entender certas tendências.

Investimento

Os governantes de diversos países devem alocar sólidos investimentos em educação para inibir as desigualdades sociais, pois sabemos que diante dessa pandemia e mesmo após ela, todas as camadas sociais, sem exceção, hão de precisar de adaptação ao novo mundo, quer seja derivadas do mundo globalizado, ou motivadas pelas inovações tecnológicas.

No caso especifico do Brasil, possivelmente as regiões mais carentes, tais como região Norte e Nordeste hão de sentir gravemente as adversidades que afetam o mundo, e isso exigirá dos responsáveis maior criatividade para conter os agravos sociais que afetam seriamente o sistema de educação dessas regiões, evitando deixar grande parte dessa população órfão da gestão pública que tem a obrigação de procurar atender e amenizar a tão sofrida sobrevivência desse contingente populacional.

Um país em que há um crescente índice de desestabilidade em diversos níveis, em que apesar da tentativa dos esforços, se deixam levar por fatos alhures e esse fato inibe visualizar as tendências que brevemente afetarão a sociedade.

Devemos entender que o RECURSO PÚBLICO deve obrigatoriamente ser utilizado para reduzir os agravos sociais diante das adversidades existentes, e aqueles governantes que assim não conseguir entender com maestria esse fato, poderá pagar um elevado preço.

O investidor da ala privada deve entender que o CAPITAL investidor numa educação de qualidade, terá um ágio e demais resultados positivos ao longo do período, e com menor risco.

Obstante ao relatado anteriormente muito investidores já conseguem ler essa tendência como uma verdade incontestável, e possivelmente os resultados poderão atender á todos inseridos nesse axioma.

Educação de Qualidade

Acredito que a busca de uma EDUCAÇÃO DE QJALIDADE deve ser um caminho que acompanha a Gestão Pública em todos os níveis da educação oferecida aos munícipes, principalmente quando comparada com a gestão educacional de escolas particulares, que ainda assim sabem que precisam de melhorias para atender ao educando em sua formação.

Os fatos que assolam a sociedade brasileira e a insensibilidade na devida ação e atitude desses gestores penalizam ainda mais o futuro promissor dos munícipes, poderá gerar uma estatística de excluídos diante desse mundo globalizado e das inovações tecnológicas.

A ausência de oportunidades que podem afetar esses educandos pode gerar uma instabilidade social mais grave, onde possivelmente para atender os fatos consequentes dessas racionais ações e atitudes devem sobremaneira afetar o Erário para sanar os agravos sociais que tende a se elevar.

Essa propriedade deve ter uma reflexão racional desses gestores junto à sociedade, pois tal fato poderá gerar um quadro de difícil solução, caso não sejam tomadas medidas acauteladoras para inibir sua evolução.

É cristalino e evidente que os ERROS de todas as categorias e classes, inclusive das elites e das autoridades políticas são frutos degenerativos de uma educação sem qualidade, e esse fato deve eclodir numa geração de idiotas que obviamente tem dificuldade em se expressar e optam por alternativas não convencionais.

Espero que possamos estabelecer um planejamento e que possamos conter o quadro nebuloso que possa afetar nossa sociedade diante dos avanços que seguem o mundo globalizado.

CONCLUSÃO

Em conversa com outros profissionais e professores de outros países, é constante suas admirações sobre o Brasil, daí entendo pessoalmente que devemos procurar evoluir o mais rápido possível, para que possamos acompanhar a rápida evolução do mundo globalizado e das inovações tecnológicas.

O educando de nível superior precisa de melhores adendos qualitativos de cunha educacionais, pois alguns têm dificuldades em entender o que ler escrever, descrever um fato, elaborar sua monografia, tem pouca leitura, poucos entendem a Constituição Federal, alguns falam outros idiomas e pouco tem conhecimento da inteligência artificial, principalmente a importância do GPT- 3.

O algoritmo, a lógica Fuzzy, o machine learning, o deep learning, in the cloud, data mining, rede neural, phyton, Orange, Java, GPT – 3, e demais, deveriam tais recursos computacionais ser objeto de estudo na teoria e prática de grande parte das disciplinas ministradas, pois o mundo em que deverão atuar já utilizam tais recursos.

Particularmente, meus alunos (as), quer sejam na graduação e na pós-graduação recebem tais informações e exemplos práticos exemplificados em suas vidas, social, familiar e profissional e precisam interagir racionalmente com os mesmos.

Ressalto que alguns professores e gestores educacionais, tem parcela de culpa nessa lenta evolução que afeta o educando, mas gostaria de registrar que a busca dessa solução passa obrigatoriamente por fatores políticos, que deveria ter maior foco na Educação de Qualidade do país.

Acredito que o Brasil, apresenta fatos que o debilita diante da necessidade premente de uma Educação diferenciada para que a sociedade possa acompanhar esses fatores evolutivos, e isso terá um elevado preço.

Espero que o próximo Governo tenha maior foco na educação de qualidade, pois a exemplo dos maiores e melhores países no globo, todos sem exceção tem sérios e sólidos investimentos em educação.

AUTOR: ELENITO ELIAS DA COSTA, contador, auditor, analista, pesquisador, escritor, palestrante e professor, nada mais que um simples nordestino.

Todos os direitos reservados | © 2024 | SIM ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTáBIL
desenvolvido por