Rua Satélite, 55 — Caiçara Belo Horizonte/MG — CEP: 30770-380
31 3464-5828
31 3413-6407

Notícias

Queda nas atividades de serviços pode ser deixa para investimento em marketing, diz especialista

Depois de 4 meses de expansão, PMI baixa em janeiro e soluções em marketing e publicidade podem melhorar cenário.

Autor: Érica GomesFonte: A Autora

Depois de 4 meses de expansão, PMI baixa em janeiro e soluções em marketing e publicidade podem melhorar cenário.

Em meio à alta dos casos de Covid-19 no país, que diminui volume de novos negócios e, consequentemente, gera cortes nas empresas, foi registrada queda no setor de serviços de acordo com o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês). “O setor de serviços tem relação estreita com o marketing de marca. Em cenário de queda, investimento pode ser a chave para a retomada”, avalia Erica Gomes, partner da LC4 Comunicação, Marketing e Estratégia.

O PMI de serviços apurado pelo IHS Markit caiu a 47,0 em janeiro, de 51,1 em dezembro, indo abaixo da marca de 50. A especialista explica que o mercado de serviços, diferentemente de produto físico, é composto sobretudo sobre processos e mostrar o diferencial na maneira como se aplicam esses processos. “Mostrar sua expertise, como seu negócio pode ajudar no crescimento, ou como sua metodologia é eficaz, deve ser o foco dos gestores”, diz.

“Serviços são intangíveis. Não consigo pegá-los e colocar em um caminhão, por exemplo. Por esse motivo, a maneira como a marca se comporta e se expõe para o mercado é o primeiro canal de contato com o cliente. Para isso, é importante uma estratégia de marketing pessoal adequada, visando a criação de uma persona que comunique bem ao público-alvo e facilite o engajamento”, avalia Erica.

O crescimento do marketing digital é sinal positivo para que mercados invistam no segmento. Em dados da 11ª edição do 2021 Digital Trends Report, publicados pela Adobe Digital Trends em parceria com a eConsultancy, indicam que 80% dos executivos das áreas de marketing e TI acreditam que o papel estratégico da comunicação se expandiu com a pandemia.

“O crescimento do investimento no digital é um alerta. Um holofote que acena o direcionamento do mercado. A chamada revolução 4.0, ou revolução digital, acelerou durante a pandemia. Estamos vendo uma procura por soluções de integração com o ambiente online e o setor de serviços pode investir na área buscando recuperação do começo do ano”, pontua a especialista.

A especialista conclui trazendo atenção para a variabilidade, isso é: cada cliente é um caso, apresenta suas circunstâncias e necessidades, então, como entregar um serviço similar e que dê resultados para todos?

“O posicionamento da marca, as metodologias adotadas e como interagem com seu público, irão indicar para o cliente como o serviço será desenvolvido, diminuindo o medo da variabilidade. É importante reforçar a imagem da marca através de uma boa comunicação e entrega. Mostrar sua experiência e conhecimento técnico nas redes sociais com canais de conteúdo. Esse combo completo de fatores, ligados diretamente às estratégias de marketing, são fundamentais”, finaliza Erica.

Todos os direitos reservados | © 2024 | SIM ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTáBIL
desenvolvido por