Rua Satélite, 55 — Caiçara Belo Horizonte/MG — CEP: 30770-380
31 3464-5828
31 3413-6407

Notícias

Organize sua empresa para 2021: veja os pontos de atenção

Diretor da Itamaraty Contabilidade & Auditoria, Marcus Vinícius Apóstolo, orienta empresários que ainda não fizeram o planejamento de 2021

Via de regra, o planejamento de uma empresa deve ser iniciado nos últimos meses de um ano. Porém, com o recesso e as festas de dezembro, alguns empresários deixam para reestruturar as ações entre janeiro e fevereiro. Para ajudar a focar no negócio e estabelecer um plano para 2021, o diretor da Itamaraty Contabilidade & Auditoria, Marcus Vinícius Apóstolo, aponta uma série de dicas. Confira:

Enquadramento tributário

É um dos principais pontos de atenção para que um negócio tenha sucesso. O enquadramento, seja no Simples Nacional, no Lucro Real ou no Lucro Presumido, pode trazer consequências positivas ou negativas para uma empresa, como pagamento maior de tributos e diminuição do lucro (finalidade das empresas). “O gestor deve conhecer a fundo a realidade da sua empresa e estar munido de informações corretas que o ajudarão a optar pelo enquadramento tributário que trará melhores resultados ao negócio”, comenta Marcus Vinícius. Segundo o executivo, há casos em que a empresa pagava impostos, mesmo tendo sucessivos prejuízos contábeis, enquanto poderia ter sido enquadrada no Lucro Real, por exemplo.

Inadimplência

Os problemas causados pela inadimplência são muitos e prejudicam a continuidade da empresa, de acordo com o executivo. “Se há comprometimento do fluxo de caixa, há grandes chances da saúde financeira do negócio estar comprometida”, afirma. A situação pode ser evitada com organização, planejamento, bom relacionamento com clientes e estratégias de gestão bem claras.

Fluxo de caixa

A ferramenta permite que o empresário tome decisões assertivas. “Quando o fluxo de caixa está organizado, os recursos são direcionados para os setores que realmente precisam, além de manter a empresa em dia com pagamentos de fornecedores e tributos”, pontua o diretor da Itamaraty Contabilidade & Auditoria.

Recuperação de impostos

Com todos os processos organizados e uma assessoria contábil eficiente, é possível recuperar impostos pagos indevidamente, ao longo dos últimos cinco anos. Marcus Vinícius Apóstolo explica que o levantamento garante um valor extra no caixa, que pode ser investido no negócio.

“Todos os pontos citados precisam de um olhar atento e focado. Neste sentido, o papel da Contabilidade é fundamental. O departamento é responsável por levantar a real situação da empresa e orientar o empreendedor com informações fidedignas que ajudarão a decidir os rumos do negócio”, explica Marcus Vinícius.

Assim como existem pontos que devem ser seguidos, outros devem ser evitados. “Estoque alto, inadimplência e precificação incorreta dos produtos e serviços são os principais erros que fazem com que uma empresa não tenha lucro. Esses pontos também merecem atenção e devem estar na pauta dos empresários neste início de ano”, completa o executivo.

Todos os direitos reservados | © 2024 | SIM ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTáBIL
desenvolvido por